Kombucha, no entanto, não é um cogumelo, um fungo ou alga. Trata-se de uma zoogleia, um biofilme resultado de uma simbiose complexa entre espécimes de bactérias e leveduras. Mas não se assuste, abaixo você vai ver como é simples e saboroso tomar um kombucha!
O seu processo de fabricação é relativamente fácil, porém exige um mínimo de conhecimento técnico, paciência e alguns equipamentos, mas já existe no mercado a bebida pronta para o consumo ou em pó solúvel, que basta misturar com água quente ou gelada e tomar! Mas no final desse artigo você confere algumas opções de preparo da kombucha em casa!
O Kombucha é uma bebida fermentada feita a partir do chá preto adoçado que é fermentado por leveduras e bactérias que fazem bem à saúde, sendo por isso uma bebida que fortalece o sistema imunológico e melhora o funcionamento intestinal. Sua forma de preparo é parecida com a do iogurte caseiro e do Kefir, mas usa-se o chá preto ao invés do leite como ingrediente fundamental.
O chá preto com açúcar branco são os ingredientes mais usados para fazer kombucha, mas também pode-se usar outras ervas e ingredientes adicionais, como chá verde, chá de hibisco, chá mate, suco de frutas e gengibre, para chegar a um sabor mais agradável ao paladar.
Existem vários sabores no mercado e cada dia surgem sabores novos e exóticos.
Vamos ao benefícios dessa bebida poderosa:
Ela é probiótica rica em ácidos orgânicos, vitaminas e açúcares simples residual. Em algumas culturas, acredita-se ser um remédio natural para vários males, e que, promove a saúde e força física.Os benefícios do kombucha são maiores do que quando os chás preto ou verde são tomados na sua forma tradicional, e por isso essa bebida vem sendo utilizada como um poderoso auxílio para a saúde.
Seus benefícios são:
- Contribuir para emagrecer porque regula o apetite e diminui a obesidade;
- Combater a gastrite, por atuar eliminando a bactéria H. pylori, umas das grandes causas de gastrite;
- Prevenir infecções intestinais, por combater outras bactérias e fungos que causam doenças no intestino;
- Atuar como desintoxicante, por se ligar a moléculas tóxicas no organismo e estimular sua eliminação pela urina e pelas fezes;
- Aliviar e prevenir problemas como gota, reumatismo, artrite e pedras no rins, por desintoxicar o organismo;
- Melhorar o funcionamento do intestino, por equilibrar a flora intestinal ter ação laxante;
- Equilibrar o pH do sangue o que deixa o corpo naturalmente mais forte para prevenir e curar doenças;
- Reduzir o estresse e combater a insônia, sendo uma boa opção para períodos de maior stress ou provas;
- Reduzir a dor de cabeça e a tendência às enxaquecas;
- Melhorar o funcionamento do fígado, sendo uma boa opção para depois de tomar antibióticos;
- Fortalecer o sistema imunológico, por ser rico em antioxidantes e atuar no intestino;
- Prevenir doenças como diabetes e câncer porque melhora o funcionamento de todo corpo;
- Normalizar a pressão arterial;
- Diminuir os sintomas da menopausa;
- Prevenir infecções urinárias porque é uma boa fonte de líquidos, que irá produzir mais urina.
Na nossa loja você encontra o kombucha em pó solúvel, basta adicionar água!
Como fazer Kombucha em casa
Para preparar a base do kombucha, também chamada de primeira fermentação, deve-se fazer os seguintes passos:Ingredientes para a Primeira Fermentação:
3 L de água mineral
panela de aço inoxidável, vidro ou cerâmica
1 xícara de açúcar refinado (açúcar branco)
5 sachês de chá preto
1 cogumelo de kombucha, também chamado Scoby
1 recipiente de vidro escaldado com água quente
300 ml de kombucha pronto, equivalente a 10% do volume total de kombucha a ser produzido (opcional)
Modo de preparo:
Lavar bem as mãos e os utensílios, passando água quente e vinagre para ajudar a eliminar qualquer contaminação por micro-organismos. Colocar a água na panela e levar para aquecer. Quando a água ferver, adicionar o açúcar e misturar bem. Em seguida, desligar o fogo e adicionar os saquinhos de chá, deixando a mistura descansar por 10 a 15 minutos.
Colocar o chá no frasco de vidro e esperar esfriar até ficar em temperatura ambiente. Em seguida, adicionar o cogumelo de kombucha e os 300 ml de kombucha pronto, tampando o frasco de vidro com um pano e um elástico, o que irá permitir a circulação de ar sem deixar a mistura exposta. Guardar o frasco em um local arejado e sem muita luz por cerca de 6 a 10 dias, tempo em que a bebida final estará pronta, com o aroma de vinagre e sem sabor doce. No final do processo, uma nova colônia de kombucha é formada em cima da primeira, a qual pode ser guardada na geladeira ou doada para outra pessoa.
Está em alta no Brasil há 1 ano e ganhou grande destaque por ser feita apenas com ingredientes naturais, sendo também um excelente e elegante substituto a refrigerantes e bebidas alcoólicas, podendo ter combinações infinitas de sabores. Cada kombucha tem a personalidade de quem faz, tendo assim uma grande variedade no mercado: mais doces, mais secos, com frutas e especiarias. Vale lembrar que o kombucha não é remédio e para ter seus benefícios é preciso alinhar o consumo junto à um estilo de vida balanceado e saudável.
Comentários
Postar um comentário